INDÚSTRIA 4.0 NA CADEIA TÊXTIL: DESAFIOS PARA SUA IMPLANTAÇÃO
Resumo
A indústria 4.0 pode ser definida como um conjunto de avanços tecnológicos que, integrados ao processo produtivo, propõe agilidade à linha de produção, aumento da eficiência dos processos, redução de custos e customização em massa, melhorias estas fundamentais para organizações que visam sobreviver e prosperar no cenário atual. O presente trabalho tem como objetivo explorar as tecnologias que, integradas, dão sustentação ao conceito indústria 4.0, assim como, entender como a utilização destas pode contribuir para que o setor têxtil se mantenha atualizado, desenvolvido e competitivo. A metodologia adotada neste trabalho foi a pesquisa exploratória bibliográfica de obras elaboradas por autores e profissionais da área industrial encontradas na base de dados Google Acadêmico. Diante do que foi exposto, pôde-se observar que a indústria têxtil se encontra em um processo ainda inicial de implementação das tecnologias componentes relativas à indústria 4.0, necessitando de investimentos em equipamentos, tecnologias e capacitação técnica da mão-de-obra. O estudo evidencia que existem muitas oportunidades de utilização e evolução na área, e que projetos iniciais de implementação apresentam a integração de todos os sistemas da cadeia produtiva como o primeiro passo do processo.
Referências
BLANCHET et al., 2014. INDUSTRY 4.0: The new industrial revolution How Europe will succeed. Think Act. Roland Berger: Munique, 2014.
CHEN, Z. & XING, M., 2015. Upgrading of textile manufacturing based on Industry 4.0. China: Atlantis Press.
CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (Brasília). Desafios para a indústria 4.0 no Brasil. Brasília: CNI, 2016.
DELOITTE. (2015). Industry 4.0: Challenges and solutions for the digital transformation and use of expotencial technologies. Zurique.
KAGERMANN, H., Wahlster, W., & Helbig, J. (2013). Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0. Final report of the Industrie 4.0 Working Group. Acatech.
PICCININI et al., 2017. A indústria 4.0 e os novos paradigmas da relação entre produção e consumo: implicações para a organização do trabalho na indústria do vestuário.
RIBEIRO, J. M. O conceito da indústria 4.0 na confecção: análise e implementação. 2017.
RÜBMANN, M. et al., 2015. The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries. s.l.: The Boston Consulting Group.
YUMI, A. D. 2017. Proposta de integração entre ferramentas de avaliação de ciclo de vida do produto e Indústria 4.0 (Industrie 4.0): estudo de caso da indústria têxtil e de confecção brasileira.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Leia a última edição da revista!
http://www.contexmod.net.br/index.php/sexto/issue/view/8