ESTUDO DE CASO DE PROJETOS DE BIODESIGN & MODA PARA INVESTIGAÇÃO METODOLÓGICA DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS
Resumo
As pesquisas em Biodesign têm avançado muito nos últimos dez anos, incluindo projetos associados a moda e a indústria do vestuário, muitos deles tendo como foco as questões ambientais e sociais em prol de práticas mais sustentáveis. No entanto, pouco se escreve e se analisa em relação as metodologias destes projetos interdisciplinares. Esta pesquisa teve como objetivo fazer um estudo de caso de projetos que têm como temática biodesign e moda, levantando dados, relacionando e comparando as metodologias utilizadas para criar critérios para o desenvolvimento de uma metodologia para este tipo de pesquisa. Foi visto que diferentemente dos projetos clássicos de design, nem sempre a pesquisa se inicia com um problema, se caracterizando como exploratória, partindo quase sempre da observação dos organismos vivos.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, B. BioStudio: do tecido plano ao cultivo de tecidos vivos. 2015.154 f., il. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. Ed. Rev. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
BENYUS, J. Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza. São Paulo: Cultrix, 2012.
LACERDA, C.; SORANSO, P.; FANGUEIRO, R. O contexto Biomimético Aplicado ao Design de superfícies Têxteis. REDIGE: v.3, n. 03, 2012.
MYERS, W. Biodesign. London: Thames & Hudson, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Leia a última edição da revista!
http://www.contexmod.net.br/index.php/sexto/issue/view/8