OTIMIZAÇÃO DE INSUMOS UTILIZADOS NO ALVEJAMENTO DE ALGODÃO E SUA INFLUÊNCIA EM ALGUNS ASPECTOS ECOLÓGICOS

Alexandre De Caprio Ferreira, Monica Faloppa, Fabio Murcia Marques, Camila Gomes Melo, Maria Conceição Costa Pereira, Sueli Ivone Borrely, Jorge Marcos Rosa

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar as variáveis independentes no processo de alvejamento do algodão com Peróxido de Hidrogênio (H2O2), sendo elas a temperatura e as concentrações de H2O2 e de Metassilicato de Sódio (Na2SiO3). A análise foi assistida por planejamento experimental 23 com três pontos centrais, tendo como resposta a Luminosidade (L*) e o Residual de H2O2 (RH2O2). Avaliou-se também o consumo de energia elétrica e térmica, além da emissão de dióxido de carbono (CO2) produzida pelo processo. O alvejamento efetuado com a formulação otimizada apresentou resultados satisfatórios para a execução de processos de coloração posterior, haja vista que o desvio total entre as cores tingidas com amostras alvejadas com e sem otimização não ultrapassou 1,0 ponto. O alvejamento efetuado com a formulação otimizada exigiu uma quantidade três vezes menor de insumos principais (H2O2 e Na2SiO3), o que acarreta uma sensível redução no custo final do produto, além de demonstrar que um tratamento efetuado com três vezes mais insumos químicos principais não representa um resultado três vezes mais eficiente.


Texto completo:

PDF

Referências


KALUZNA-CZAPŁIŃSKA, J.; GUTOWSKA, A.; JÓŹWIAK, W.: The chemical degradation of C.I. Acid Brown 349 in aqueous solution using hydrogen peroxide and sodium hypochlorite and its implications for biodegradation. Dyes and Pigments, n.87, p.62-68, 2010.

MATTOS, I.V.; SHIRAISHI, K.A.; BRAZ, A.D.; FERNANDES, J.R.: Peróxido de Hidrogênio: Importância e Determinação. Química Nova, v.26, n.3, 373-380, 2003.

PRADO, M. V.: Brasil Têxtil - Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira. Instituto de Estudos e Marketing Industrial LTDA, IEMI, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leia a última edição da revista!

http://www.contexmod.net.br/index.php/sexto/issue/view/8