Vestindo Coppélia: O ballet no mercado de moda

Karine Amorim, Ana Paula Carvalho, Antonia Mendes, Paulo Fulco

Resumo


O projeto tem como objetivo criar o figurino para 18 personagens principais do ballet Coppélia, baseado na versão produzida pelo Australian Ballet, de 1990, disponível no Youtube e a partir disso desenvolver 2 protótipos. Foi realizada uma análise comparativa entre o processo de criação de um produto de moda e de um produto de figurino, na qual foram extraídas técnicas específicas de ambas as áreas para ajudar na criação dos modelos. Posteriormente, foi feita uma pesquisa sobre a história dos figurinos de ballet, identificando quais são os figurinos mais adequados e porque eles não podem ser arbitrariamente alterados atualmente. Em seguida foi feita uma interpretação do mercado onde este projeto pode ser incluído e como ele pretende agregar ao que já existe. Assim, foram mapeadas as principais formas e tecidos utilizados para confeccionar os trajes de ballet em escolas de diversos países, então, em seguida, foi realizada a pesquisa criativa que utiliza elementos do design de moda e do figurino para ser estruturada. A metodologia de pesquisa utilizada foi desenvolvida com base nas pesquisas em livros específicos de moda, figurino, ballet e projeto de produto, além de aplicação de questionários online, sites de moda e dança, vídeos disponíveis no Youtube e uma visita técnica ao acervo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para finalmente produzir trajes de ballet para Coppélia.


Texto completo:

PDF

Referências


BARTON, Mal. Design Challenge - designing and making a costume. Royal Opera House. 2014. Disponível em: // www.youtube.com/watch?v=zAgWwBM5cIw/> Acesso em: 26/05/18 (3 min)

BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos. 3ª ed. – São Paulo: Blucher, 2011.

CARVALHO, Ana Paula; CENTENO, Gláucia. Moda, Cultura e Identidade. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 2010.

CASTRO, Marta Sorelia Felix de; COSTA, Nara Célia Rolim. Figurino – O traje de cena. Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte. São Paulo, No1 V.3. Página 79 – 92. Agosto 2010.

CRUZ, Maria Alice Ximenes. Figurino e dança: algumas intersecções com a moda. In: MUNIZ, Rosane; VIANA, Fausto. Diário de pesquisadores: Traje de cena. Estação das Letras e Cores, 2011. (p. 27 – 36)

CUNNINGHAM, Rebecca. The Magic Garment: Principles of Costume Design. USA: Waveland Press, Inc, 1994.

FOGG, Marnie. Tudo sobre moda. Londres: Quintessence Editores Ltda, 2013.

LANGENDONCK, Rosana Van. História da dança. (sem ano)

LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. Companhia das Letras, 1982.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: A moda e seu destino nas sociedades modernas. Editora Gallimard, 1987.

MENDES, Francisca Dantas. A dança do corpo vestido: Um estudo do desenvolvimento do figurino de balé clássico até o século XIX. Mombak Produções e Editora, 2015.

MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. 1ª edição. Senac Rio editora. Rio de Janeiro, 1968.

PARMENIA Migel. The Ballerinas: From the Court of Louis XIV to Pavlova. NY: Macmillan, 1972.

RENFREW, Colin; RENFREW, Elinor. Desenvolvendo uma Coleção: Coleção Fundamentos de Design de Moda. Bookman Editora, 2010.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Zahar, 2010.

TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. São Paulo. Edição da autora, 2013.

WGSN. Disponível em: . Acesso em: 18/082018


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leia a última edição da revista!

http://www.contexmod.net.br/index.php/sexto/issue/view/8