MAPEAMENTO POR MEIO DE DOCUMENTOS PATENTÁRIOS DAS TECNOLOGIAS RELACIONADAS AO TRATAMENTO DE TÊXTEIS E LAVANDERIA DEPOSITADOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2009 A 2013

Maria Elisa Marciano Martinez, Edi de Oliveira Braga, Adelaide Maria de Souza Antunes

Resumo


Este artigo tem por objetivo elaborar mapeamento tecnológico por meio do monitoramento de documentos de patentes depositados no Brasil entre 2009 e 2013, avaliando a evolução das tecnologias relacionadas ao tratamento de têxteis e lavanderia (Classificação Internacional de Patentes - D06, visando oferecer subsídios e reforçar o apoio à tomada de decisões baseadas em evidências sobre a dinâmica do desenvolvimento tecnológico do setor de tratamento de têxteis e em especial beneficiamentos químicos e lavanderia.

A motivação do artigo se deve a diversidade estrutural e tecnológica do setor têxtil brasileiro observada por Martinez (2012), tendo conhecimento que o uso de documentos de depósito de patentes é uma das formas utilizadas para avaliar evolução tecnológica, bem como os atores envolvidos. Verifica-se a necessidade de aprofundamento a avaliação do panorama das principais tecnologias relacionadas ao tratamento de têxteis e lavanderia continuando para os anos de 2009 a 2013. Desta feita, trata-se de trabalho de atualização de artigo anterior realizado por Martinez et. al (2016), que realizou o mapeamento das tecnologias do setor de tratamentos têxteis por meio de documentos patentários depositados no Brasil para os anos de 2004 a 2008.

Para a elaboração do mapeamento das tecnologias relacionadas ao tratamento de têxteis e lavanderia foram utilizados os dados dos documentos patentários extraídos da base do INPI-BR de abrangência nacional. Nas buscas realizadas para recuperação de documentos patentários, em 2019, foram utilizados os seguintes critérios:

(i)      país = BR;

(ii)     classificação principal (IPC): classe “D06”; e,

(iii)    período: entre 2009 e 2013.

Foram recuperados 821 documentos patentários empregando-se a metodologia de busca apresentada acima. A evolução temporal de 2009 a 2013 apresenta um pico em 2011 (maior que o pico de 2006, apresentado em MARTINEZ et. al, 2016).

As principais sub-classes do IPC dos documentos patentários relacionadas as tecnologias referentes ao tratamento de têxteis e lavanderia, que são: (a) “D06F” - lavanderia, secagem, alisamento a ferro, prensagem ou dobramento de artigos têxteis – representando 70% dos documentos patentários recuperados; e, (b) “D06M” - tratamento não incluído em outro local da classe D06 de fibras, linhas, fios, tecidos, penas, ou artigos fibrosos feitos com esses materiais – representam 13% dos documentos patentários recuperados.

Com relação às formas de depósito, as principais são: o depósito internacional - via PCT (Tratado de Cooperação de patentes) e via CUP (Convenção da União de Paris). Com relação ao total de pedidos (“D06”) tem-se 49% PCT e 51% CUP, para a sub-classe “D06F” tem-se 40% PCT e 60% CUP, e, para a sub-classe “D06M” tem-se 83% PCT e 17% CUP.

Quanto à prioridade, observa-se um comportamento altamente concentrado, uma vez que os três primeiros detêm 86% dos documentos patentários depositados, com destaque para: os pedidos com origem no Brasil (30%), a Coreia do Sul (29%), os Estados Unidos (15%) e a União Europeia (12%).  Dos documentos patentários com origem no Brasil (332 documentos), observa-se que 17% deram origem a depósitos internacionais – 10% via PCT (Tratado de Cooperação de patentes) e 7% via CUP (Convenção da União de Paris).

Com relação aos depositantes, eles estão distribuídos de forma concentrada, uma vez que os 3 primeiros detêm 39% dos documentos patentários em questão, sobrando ao restante (328 demais) 61%, com destaque para: WHIRLPOOL S. A., A B ELECTROLUX e LG ELECTRONICS.

A WHIRLPOOL S. A. é a filial nacional (brasileira) do ramo de eletrodomésticos da multinacional Whirlpool Corporation. Foi observado que neste estudo todos os depósitos da WHIRLPOOL foram feitos em nome de sua subsidiária no Brasil e que 67% destes depósitos tiveram origem no Brasil. As principais tecnologias protegidas pela WHIRLPOOL S. A. são: detalhes e dispositivos para controle de operações de máquinas de lavar roupas.

A empresa A B ELECTROLUX é uma multinacional sueca fabricante de eletrodomésticos, sua filial no Brasil é a ELECTROLUX do Brasil. Foi observado que 26% dos documentos patentários da A B ELECTROLUX foram feitos em nome de sua subsidiária no Brasil, a ELECTROLUX do Brasil destes 93% tiveram origem no Brasil. As principais tecnologias protegidas pela ELECTROLUX são: máquinas de secar roupas; e, detalhes e dispositivos para controle de operações de máquinas de lavar roupas. Já a ELECTROLUX do Brasil se concentra na proteção de detalhes de máquinas de lavar roupa.

A LG ELECTRONICS é uma multinacional sul-coreana e realizou todos os depósitos em seu nome. Quanto as principais tecnologias protegidas, foi observado destaque para: detalhes de máquinas de lavar roupas, máquinas de secar roupas, e, dispositivos para controle de operações de máquinas de lavar roupas.

Nota-se também que a maioria (77%) dos depósitos foi feito por pessoa jurídica.

Com relação aos inventores, eles estão distribuídos de forma dispersa, uma vez que os 56 primeiros detêm 21% dos documentos patentários relacionados às tecnologias referentes ao tratamento de têxteis e lavanderia, sobrando ao restante (1206 demais) 79%. Com relação à distribuição do número de documento patentários, observa-se que 71% deles possui somente um documento.

A partir do acima exposto, pode ser concluído que a maioria dos documentos patentários relacionados às tecnologias referentes ao tratamento de têxteis e lavanderia são sobre lavanderia, secagem, alisamento a ferro, prensagem ou dobramento de artigos têxteis (“D06F”) que a principal via utilizada para o depósito são as vias internacionais (PCT e CUP), sendo com origem no Brasil ou com prioridade coreana.


Texto completo:

PDF

Referências


MARTINEZ, M. E. M.; BRAGA Jr, E. O. ; ANTUNES, A.; Mapeamento das tecnologias do setor têxtil por meio de documentos patentários depositados no Brasil. In: V Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento – V ENAPID, Rio de Janeiro. 2012.

MARTINEZ, M. E. M.; BRAGA Jr, E. O. ; ANTUNES, A.; Mapeamento das tecnologias do setor de tratamentos de têxtil por meio de documentos patentários depositados no Brasil. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 9, n. 1, p. 45-53, jan./mar 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Leia a última edição da revista!

http://www.contexmod.net.br/index.php/sexto/issue/view/8