MAPEAMENTO POR MEIO DE DOCUMENTOS PATENTÁRIOS DAS TECNOLOGIAS RELACIONADAS AO TRATAMENTO DE TÊXTEIS E LAVANDERIA DEPOSITADOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2009 A 2013
Resumo
Este artigo tem por objetivo elaborar mapeamento tecnológico por meio do monitoramento de documentos de patentes depositados no Brasil entre 2009 e 2013, avaliando a evolução das tecnologias relacionadas ao tratamento de têxteis e lavanderia (Classificação Internacional de Patentes - D06, visando oferecer subsídios e reforçar o apoio à tomada de decisões baseadas em evidências sobre a dinâmica do desenvolvimento tecnológico do setor de tratamento de têxteis e em especial beneficiamentos químicos e lavanderia.
A motivação do artigo se deve a diversidade estrutural e tecnológica do setor têxtil brasileiro observada por Martinez (2012), tendo conhecimento que o uso de documentos de depósito de patentes é uma das formas utilizadas para avaliar evolução tecnológica, bem como os atores envolvidos. Verifica-se a necessidade de aprofundamento a avaliação do panorama das principais tecnologias relacionadas ao tratamento de têxteis e lavanderia continuando para os anos de 2009 a 2013. Desta feita, trata-se de trabalho de atualização de artigo anterior realizado por Martinez et. al (2016), que realizou o mapeamento das tecnologias do setor de tratamentos têxteis por meio de documentos patentários depositados no Brasil para os anos de 2004 a 2008.
Para a elaboração do mapeamento das tecnologias relacionadas ao tratamento de têxteis e lavanderia foram utilizados os dados dos documentos patentários extraídos da base do INPI-BR de abrangência nacional. Nas buscas realizadas para recuperação de documentos patentários, em 2019, foram utilizados os seguintes critérios:
(i) país = BR;
(ii) classificação principal (IPC): classe “D06”; e,
(iii) período: entre 2009 e 2013.
Foram recuperados 821 documentos patentários empregando-se a metodologia de busca apresentada acima. A evolução temporal de 2009 a 2013 apresenta um pico em 2011 (maior que o pico de 2006, apresentado em MARTINEZ et. al, 2016).
As principais sub-classes do IPC dos documentos patentários relacionadas as tecnologias referentes ao tratamento de têxteis e lavanderia, que são: (a) “D06F” - lavanderia, secagem, alisamento a ferro, prensagem ou dobramento de artigos têxteis – representando 70% dos documentos patentários recuperados; e, (b) “D06M” - tratamento não incluído em outro local da classe D06 de fibras, linhas, fios, tecidos, penas, ou artigos fibrosos feitos com esses materiais – representam 13% dos documentos patentários recuperados.
Com relação às formas de depósito, as principais são: o depósito internacional - via PCT (Tratado de Cooperação de patentes) e via CUP (Convenção da União de Paris). Com relação ao total de pedidos (“D06”) tem-se 49% PCT e 51% CUP, para a sub-classe “D06F” tem-se 40% PCT e 60% CUP, e, para a sub-classe “D06M” tem-se 83% PCT e 17% CUP.
Quanto à prioridade, observa-se um comportamento altamente concentrado, uma vez que os três primeiros detêm 86% dos documentos patentários depositados, com destaque para: os pedidos com origem no Brasil (30%), a Coreia do Sul (29%), os Estados Unidos (15%) e a União Europeia (12%). Dos documentos patentários com origem no Brasil (332 documentos), observa-se que 17% deram origem a depósitos internacionais – 10% via PCT (Tratado de Cooperação de patentes) e 7% via CUP (Convenção da União de Paris).
Com relação aos depositantes, eles estão distribuídos de forma concentrada, uma vez que os 3 primeiros detêm 39% dos documentos patentários em questão, sobrando ao restante (328 demais) 61%, com destaque para: WHIRLPOOL S. A., A B ELECTROLUX e LG ELECTRONICS.
A WHIRLPOOL S. A. é a filial nacional (brasileira) do ramo de eletrodomésticos da multinacional Whirlpool Corporation. Foi observado que neste estudo todos os depósitos da WHIRLPOOL foram feitos em nome de sua subsidiária no Brasil e que 67% destes depósitos tiveram origem no Brasil. As principais tecnologias protegidas pela WHIRLPOOL S. A. são: detalhes e dispositivos para controle de operações de máquinas de lavar roupas.
A empresa A B ELECTROLUX é uma multinacional sueca fabricante de eletrodomésticos, sua filial no Brasil é a ELECTROLUX do Brasil. Foi observado que 26% dos documentos patentários da A B ELECTROLUX foram feitos em nome de sua subsidiária no Brasil, a ELECTROLUX do Brasil destes 93% tiveram origem no Brasil. As principais tecnologias protegidas pela ELECTROLUX são: máquinas de secar roupas; e, detalhes e dispositivos para controle de operações de máquinas de lavar roupas. Já a ELECTROLUX do Brasil se concentra na proteção de detalhes de máquinas de lavar roupa.
A LG ELECTRONICS é uma multinacional sul-coreana e realizou todos os depósitos em seu nome. Quanto as principais tecnologias protegidas, foi observado destaque para: detalhes de máquinas de lavar roupas, máquinas de secar roupas, e, dispositivos para controle de operações de máquinas de lavar roupas.
Nota-se também que a maioria (77%) dos depósitos foi feito por pessoa jurídica.
Com relação aos inventores, eles estão distribuídos de forma dispersa, uma vez que os 56 primeiros detêm 21% dos documentos patentários relacionados às tecnologias referentes ao tratamento de têxteis e lavanderia, sobrando ao restante (1206 demais) 79%. Com relação à distribuição do número de documento patentários, observa-se que 71% deles possui somente um documento.
A partir do acima exposto, pode ser concluído que a maioria dos documentos patentários relacionados às tecnologias referentes ao tratamento de têxteis e lavanderia são sobre lavanderia, secagem, alisamento a ferro, prensagem ou dobramento de artigos têxteis (“D06F”) que a principal via utilizada para o depósito são as vias internacionais (PCT e CUP), sendo com origem no Brasil ou com prioridade coreana.
Texto completo:
PDFReferências
MARTINEZ, M. E. M.; BRAGA Jr, E. O. ; ANTUNES, A.; Mapeamento das tecnologias do setor têxtil por meio de documentos patentários depositados no Brasil. In: V Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento – V ENAPID, Rio de Janeiro. 2012.
MARTINEZ, M. E. M.; BRAGA Jr, E. O. ; ANTUNES, A.; Mapeamento das tecnologias do setor de tratamentos de têxtil por meio de documentos patentários depositados no Brasil. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 9, n. 1, p. 45-53, jan./mar 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Leia a última edição da revista!
http://www.contexmod.net.br/index.php/sexto/issue/view/8