METODOLOGIA PARA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DIFERENTES PROCESSOS PARA PREPARAÇÃO de TINGIMENTO EM ARTIGOS 100% ALGODÃO

Alexandre Giuliano Marchi, Wallace Nóbrega Lopo

Resumo


Por ser considerado uma das maiores fontes de economia global, o ramo têxtil também é responsável por uma grande parcela da empregabilidade, e por essas razões, esse setor merece destaque e também preocupação, pois, é um dos ramos mais competitivos, devido as variedades de produtos e processos que permeiam essa atividade industrial. Considerando a crescente procura por serviços de beneficiamento têxtil de malhas da região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, e a falta de informações e padronização no que diz respeito ao processo de preparação para o tingimento de artigos de malhas na composição de 100% algodão, o presente trabalho tem como objetivo de apresentar três metodologias para analisar e comparar os resultados para diferentes tipos de preparações para tingimento desses produtos presentes no mercado, verificando suas respectivas performances em diferentes condições, variando os insumos ofertados por alguns diferentes fornecedores de produtos químicos e/ou auxiliares têxteis e trabalhando também com variáveis dos processos, como o tempo, a concentração dos produtos químicos e o pH do banho da preparação do tingimento. Diante de tal, foram elaborados 20 diferentes processos de preparação, onde analisou-se os resultados obtidos por intermédio de testes de umectação capilaridade nos quais foram observadas diferenças consideráveis entre essas propostas de preparações.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDREAUS, Jürgen et al. Application of cyclodextrins in textile processes. Química Nova, v. 33, n. 4, p. 929-937, 2010.

SALEM, Vidal. Tingimento Têxtil: fibras, conceitos e tecnologias. São Paulo, Ed. Blucher, 2010.

DIAS, Sergio Roberto. Marketing Administração. São Paulo: saraiva, 2003.

COOPER, Donald; SCHINDLER, Pamela. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

LOBO, Renato Nogueirol; LIMEIRA, Erika Thalita Navas Pires; MARQUES, Rosiane do Nascimento. Fundamentos da tecnologia têxtil: Da concepção da fibra a processo de estamparia. São Paulo: Érica, 2014.

RODRIGUES, Ednilson Caetano. Controle de qualidade em química têxtil: Métodos práticos. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1997.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Leia nossa última edição da revista!

http://www.contexmod.net.br/index.php/quinto/issue/current

Confira a Programação do evento.

http://www.contexmod.com.br/#fh5co-programacao