A INSERÇÃO DO DESIGNER NO POLO CONFECCIONISTA DE DIVINÓPOLIS: UMA ANÁLISE DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Cristiane Gontijo Victer, Monica Fischer

Resumo


A necessidade de uma mão de obra qualificada, condizente com a realidade do mercado brasileiro frente aos novos desafios da globalização, levou o país a investir em treinamento especializado, direcionado ao segmento da moda, principalmente em escolas de moda. Muitos cursos passaram a existir, mostrando como a academia vem atendendo as demandas do mercado, quanto à mão de obra especializada. Estudos acadêmicos tornam-se pertinentes sobre essa recente dinâmica, sobre os fatores que engendram e contextualizam as relações entre estudantes, docentes e o mercado de trabalho, principalmente no tocante à criação e desenvolvimento dos projetos de produtos de moda. O presente artigo tem como finalidade a exposição de um estudo de caso sobre o Designer de Moda no Polo Confeccionista de Divinópolis/MG. Há uma contribuição efetiva deste profissional para o desenvolvimento da região? Quais são os desafios das faculdades, dos profissionais de moda e da gestão regional para dinamizar o desenvolvimento local? Dentro desta perspectiva foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas semiestruturadas, aplicado em egressos e profissionais de empresas do setor confeccionista da cidade de Divinópolis-MG.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ANTERO, Samuel A. Articulação de políticas públicas a partir dos fóruns de competitividade setoriais: a experiência recente da cadeia produtiva têxtil e de confecções. Revista de Administração Pública, Rio de janeiro, v. 40, n. 1, p. 57-80, 2006.

BARROS, Izabele Sousa. Proposta do curso superior de tecnologia em gestão dos negócios da moda: por uma cadeia sustentável de têxteis e confecções em Pernambuco. 2013. 241f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, Faculdade de Ciências da Administração, Universidade de Pernambuco, Recife, 2013.

BORGES, Maria da Ressurreição Coqueiro. Concepções educacionais e currículo. Vila Velha: ESAB, 2008.

MENDES, Francisca Dantas; SACOMANO, José Benedito; FUSCO, José Paulo. Relações de trabalho nos processos da manufatura do vestuário. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – SIMPEP, 12., 2005, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEP, 2005.

PIMENTA, Marta Eugênia Fontenele. Lembrança de ofício: memória e vida de alfaiate. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 10 a 13 jul. 2007, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2007. Disponível me: . Acesso em: 10 mar. 2016.

PIRES, Dorotéia Baduy. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação, São Paulo, v. 6, n. 9 (Especial Moda), p. 1-13, 2002.

SILVA, Maria Izabel; AUED, Bernadete Wrublevski. Alfaiates imprescindíveis. Extensio Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 3-39, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Leia nossa última edição da revista!

http://www.contexmod.net.br/index.php/quinto/issue/current

Confira a Programação do evento.

http://www.contexmod.com.br/#fh5co-programacao