Determinação do mecanismo de tingimento de corantes naturais, diretos, ácidos e catiônicos

Catia Rosana Lange de Aguiar, Daniele Kuhn

Resumo


Há uma grande preocupação no atendimento ao tripé sustentabilidade, economia e sociedade, onde a busca pelos recursos renováveis, a redução de impactos, o controle econômico e o desenvolvimento da sociedade são metas constantes. Este projeto sugere a aplicação do pigmento natural da borra de vinho, bem como avalia o comportamento de diferentes tipos de corantes (natural, direto, catiônico e ácido). Os resultados dessa aplicação são comparados entre si, como forma de avaliar a diferença entre seus mecanismos e solidez. Como resultado final, o projeto também tem por objetivo, uma melhor formação dos atores envolvidos, através da educação ambiental, levando em consideração o reaproveitamento de resíduo. Estes atores são bolsistas, docentes, interessados no tema e a sociedade como um todo, através da disseminação do conhecimento.


Texto completo:

PDF

Referências


KUHN, Daniele, CESCONETO, Gabriel Luiz, LANGE de Aguiar, Catia Rosana. Influência da preparação do substrato no tingimento de fibras de algodão com corante natural de borra de vinho. Anais do 5º Contexmod, São Paulo, 2017.

MIRJALILI, Mohammad. NAZARPOOR, Khosro. KARIMI, Loghman. Eco-friendly dyeing of wool using natural dye from weld as co-partner with synthetic dye, Journal of Cleaner Production pp. 1045-1051, 19, 2011.

SALEM, Vidal. Tingimento Têxtil. Fibras, Conceitos e Tecnologias. Ed. Edgard Blücher Ltda. São Paulo. 2010

SILVA, Luís M. L. R. Caracterização dos subprodutos da vinificação. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium28/10.pdf, acesso em: 25/abril/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Leia nossa última edição da revista!

http://www.contexmod.net.br/index.php/quinto/issue/current

Confira a Programação do evento.

http://www.contexmod.com.br/#fh5co-programacao