Alteração Dimensional e a correlação de resultados de teste laboratorial em máquina de lavar automática e equipamento de lavagem acelerada Quickwash

Ana Luiza Sérgio, Fernando Soares de Lima, Silgia Aparecida da Costa, Sirlene Maria da Costa

Resumo


O objetivo desse trabalho é demostrar as variáveis relacionadas ao conceito de estabilidade dimensional, e os principais fatores responsáveis por sua alteração, como os diversos tipos encolhimento e o aumento nas dimensões. A metodologia usada nessa pesquisa busca o entendimento dos conceitos relacionados à estabilidade dimensional e estudo dos parâmetros dos ensaios utilizados atualmente. Além disso, foi realizada uma avaliação dos resultados dos experimentos realizados na máquina de lavar automática utilizando a ISO 5077 e do equipamento de lavagem acelerada Quickwash, utilizando o manual do equipamento e a AATCC 187. Os resultados obtidos demostram que a correlação dos resultados obtidos na máquina de lavar e na Quickwash dependem de muitos fatores relacionados aos parâmetros de ensaio e das características do material, e que esta afirmação só pode ser confiável com o estudo completo destas variáveis, e um número maior de experimentos.


Texto completo:

PDF

Referências


BISHOP, D. P. Chemistry of the Textiles Industry: Physical and chemical effects of domestic laudering processes. Cambridge: Blackie Academic e Professional, 1995. 361 p. Edited by C. M. Carr.

COLLIER, BILLIE J.; EPPS, HELEN H. Textile Testing and Analysis. Atlantic: The Clarinda Company, 1999. 374 p

ELECTROLUX. Manual Brands: Electrolux Manuals Washer W365H. Manual de máquinas de lavar com múltiplas programações. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2018.

INMETRO. Consulta Pública nº Portaria nº 466, de 13 de setembro de 2012. Regulamento Técnico da Qualidade Para Máquinas de Lavar Roupas. São Paulo, SP: Serviço Público Federal, p. 1-51. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2018.

KADOLPH, SARA J. Textiles. 10. ed. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2007. 496 p.

MALUF, Eraldo; KOLBE, Wolfgang. Dados Técnicos para a Indústria Têxtil. 2. ed. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2003. 336 p. IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

SAVILLE, B P. Physical testing of textiles. 6. ed. Granta Park: Woodhead Publishing Limited, 1999. 310 p. The Textile Institute.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Leia nossa última edição da revista!

http://www.contexmod.net.br/index.php/quinto/issue/current

Confira a Programação do evento.

http://www.contexmod.com.br/#fh5co-programacao