RETENÇÃO DE TALENTOS NO SETOR DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL

Patrícia Sales Patrício, Beatriz Jennifer Ferreira, Izabela Rosa Cardoso, Wellyngton Favacho Laurentino dos Santos

Resumo


Este relato de caso aborda uma indústria têxtil com 150 funcionários, situada na cidade de São Paulo. Os autores buscam compreender como ocorre a retenção de talentos no setor de produção de uma indústria têxtil que não conta com Plano de Carreira ou possibilidade de ascensão de cargos. Para alcançar esse propósito, uma pesquisa de clima organizacional aplicada para 24 colaboradores do setor de produção permitiu apontar os principais fatores que influenciam na satisfação dos colaboradores. A partir dos dados coletados em campo, identifica-se como ponto forte da empresa os benefícios oferecidos. Estes, de certa maneira, compensam a ausência de possibilidade de crescimento e existência de um Plano de Carreira. Os autores sugerem ações que possam vir a melhorar o ambiente organizacional e por consequência aumentar a produtividade e competitividade da empresa no mercado.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, C. Relacionamento Interpessoal. 2012. Disponível em: < http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/4/10.pdf > Acesso em: 09 Jan. 2017.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: O capital humano das organizações. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

DUTRA, J. S. Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010.

ECHER, C. P. S. F.; et al. Como Reter Talentos nas Organizações. Disponível em: http://www2.ivc.br/publicacoes_files/163e136f50c51fcdade3e06465818b87 .pdf. Acesso em 17 nov 2016.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Treinamento e desenvolvimento: conceitos e procedimentos, In: SLIVNIK, A.; FURLAN, J.; SITA, M. Ser mais com T&D: Estratégias e ferramentas de treinamento e desenvolvimento para o mundo corporativo. São Paulo: Ser Mais, 2010.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MEIRA, A. Gestão de pessoas e feedback: o desafio da liderança moderna. In: ECX CARD. Recursos Humanos: Coletânea de artigos, Livro II, Belo Horizonte: ECX Card, 2012.

SILVA, Marlize. Relação das práticas de gestão de recursos humanos com turnover: um estudo com empresas do norte do Paraná. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Administração de Organizações, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2013.

TRENTIN, L.; SANTOS, A. J.; BATIZ, E. C.; DUARTE, M. A. T. Qualidade de vida em uma empresa têxtil: levantamento do nível de satisfação dos funcionários. Espacios, Caracas, v.37, n.7, 2016. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.